terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Passo-a-Passo Vaso ou Bowl de Pipoca

No post de hoje vamos passar para vocês um passo-a-passo fácil e que resulta em duas peças em uma, vocês poderão usá-las tanto como um vaso, quanto um bowl para pipoca.

MATERIAIS BÁSICOS
* Papelão hörlle 2 mm
2 peças  (L1) 12 cm x 23 cm
2 peças  (L2) 12,5 cm x 23 cm
1 peça  9 cm x 9 cm

*Acabamento interno
Tecido 100% algodão (1 estampa coordenada  com o tecido do acabamento externo)
2 peças  (L1)12 cm x 24 cm
2 peças (L2) 12,5 cm x 24 cm
1 peça  10 cm x 10 cm

*Acabamento Externo
Tecido 100% algodão (1 estampa coordenada com o tecido do acabamento interno)
4 peças 16 cm x 26 cm
1 peça  12 cm x 12 cm
 Papel Duplex 300gr ou qualquer outro papel de mesma gramatura
4 peças  12,5 cm x 22,8 cm

MATERIAIS DE APOIO
Placa de corte, estilete, cola , régua, tesoura para tecido ou estilete circular, rolinho de espuma, pincel, dobradeira, lápis, fita crepe e bandeja de isopor para a cola.



PASSO-A-PASSO

PASSO 1


Corte um retângulo de 12 cm x 23 cm. Despreze 1,5 cm de cada lado do papelão, como na foto. Faça isso nas 4 peças de papelão hörlle. Duas delas identifique com um L1 (12 cm x 23 cm x 9 cm – base ) e nas outras 2 identifique com um L2  ( 12,5 cm x 23 cm x 9 cm - base).  Corte também 1 peça  de  9 cm x 9 cm. Repita o processo no papel duplex, cortando 4 peças no tamanho 12,5 cm x 22,8 cm.


PASSO 2
Primeiro, vamos fazer o acabamento interno, espalhando cola em uma das peças de papelão hörlle. Cole cada peça no tecido, pressione, vire com o lado do tecido para cima e alise bem, utilizando a dobradeira. Deixe uma margem na borda superior de 1,5 cm. Utilizando o estilete ou a tesoura, refile todas as peças (exceto a base), deixando a sobra na borda superior. Depois de ter refilado as 4 peças, passe cola na borda e vire a sobra de tecido. Alise bem. Cole o quadrado de hörlle no tecido (10 cm x 10 cm) e refile dos 4 lados.

PASSO 3



Agora, vamos montar o vaso, começando por colar as partes L1 na base. Cole fita crepe em todos os lados, como na foto, e depois passe a cola no lado menor da peça L1 e cole-a na base. Repita o processo com a outra peça menor, colando-a no lado oposto e depois com as peças L2.  Como a superfície a ser colada é muito estreita, prenda com pedaços de fita crepe todos os lados. Estique bem os pedaços de fita, para que as peças sequem no lugar certo.

PASSO 4

Depois do vaso montado, vamos fazer o acabamento externo com o papel duplex. Como fizemos com o papelão hörlle, cole todas as peças de papel no tecido escolhido para a parte externa. Deixe uma margem de 1,5 cm em todos os lados da peça. Com a tesoura, corte todas as peças. Lembre-se de deixar a margem de 1,5 cm. Em seguida,  corte com a tesoura todos os cantos (não corte muito rente ao canto). Passe cola na borda superior do papel e faça a dobra do tecido. Faça a dobra somente  nas duas bordas paralelas
(superior e inferior) das 4 peças. Em duas delas, dobre as duas abas laterais também. Lembre-se de colar bem os cantos antes de virar as 2 laterais.
Passe cola no fundo do vasinho e centralize o tecido (12 cm x 12 cm). Alise bem. Corte os 4 cantos com a tesoura. Passe cola nas duas peças L1, para colar as bordas do fundo. E depois nas peças L2.

PASSO 5
Neste passo, vamos colar os acabamentos, começando pelo lado L2, que não está com as abas laterais coladas. Cole o acabamento no papelão hörlle. Lembre-se de colar as abas laterais no lado L1. Repita o processo com a outra parte L2. E na sequência com as partes L1. Deixe secar por alguns minutos e seu vasinho está pronto. 


IMPORTANTE:
O vasinho é feito de papelão, então não coloque água dentro dele e nem o lave. Utilize um recipiente plástico para colocar as flores dentro e depois coloque no vaso.
Para usar como bowl de pipoca, o melhor é você utilizar aqueles saquinhos de pipoca de papelão que pipoqueiro usa. Assim, o tecido não fica engordurado e poderá ser usado outras vezes.


Gostaram? Assim que fizerem, mandem pra gente no e-mail stellamaris@sweetmemoriesgiftsco.com.br que nós publicaremos aqui no nosso blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário